quarta-feira, 21 de março de 2012

Leituras do Best #13...

A invenção de Hugo Cabret
Escrito e ilustrado por Brian Selznik
Editora Gailivro

Certo dia de Inverno, corria o ano de 2008, percorria desinteressado as galerias do Centro Comercial Fonte Nova em Lisboa quando deparei com uma livraria no segundo andar do famigerado conjunto de lojas.
Como leitor compulsivo que sempre fui aproximei-me, ávido de novidades.
Na montra virada para mim estavam então expostos alguns exemplares de um livro intitulado "A Invenção de Hugo Cabret". O que me chamou imediatamente a atenção foi a capa colorida e de aspecto algo Steampunk assim como a quantidade de páginas que o livro aparentava ter.


Entrei na livraria e apertei-me nos estreitos corredores onde outros livros lutavam por destaque e atenção, empilhados uns ao lado dos outros.
Localizei o livro que queria e peguei-lhe sentindo de imediato o peso das suas 543 páginas! Voltei-o e deparei-me com alguém que me olhava da lombada do volume que tinha em mãos. A ilustração era a carvão e continuava para a parte de trás da capa.
Quando abri o livro deparei-me com algo de maravilhoso, inteligente e inovador.


Não o comprei logo e só mais tarde o adquiri pois era um livro que não me saía da cabeça.
A invenção de Hugo Cabret conta a história de um órfão que vive numa estação de comboios em França e que herdou do falecido pai um autómato que vai ser a sua obsessão durante toda a história.


Recentemente fizeram um filme deste livro (que até à data deste artigo ainda não tive a oportunidade de ver) que acabou por ser premiado pela academia de Hollywood com diversas estatuetas douradas.


O exemplar que tenho é uma primeira edição, de capa dura, produzido pela Gailivro em 2008 com 543 páginas. O livro é profundamente ilustrado pelo autor, Brian Selznick tornando a experiência quase cinematográfica. As fotos não fazem justiça à maravilha que é folhear e ler A Invenção de Hugo Cabret!

Sem comentários: