quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Leituras do Best...Les Korrigans et autres "Bugale an Noz"...

Durante os meus anos de constante procura de coisas diferentes tenho encontrado muitas vezes coisas que nem sabia que existiam. O mundo é vasto e quase sempre encontramos coisas que nos deixam completamente embasbacados.
O caso deste volume foi um desses casos raros que me aconteceram numa altura em que a internet dava os primeiros passos e em que o desconhecido mundo das edições francesas era uma miragem virada principalmente para a banda desenhada.


Les Korrigans apareceu-me pela frente numa feira da FIL, pouco depois da Expo 98.
Já não me recordo muito bem que tipo de feira era mas tinha qualquer coisa a ver com uma feira do livro onde todos os anos convidavam um país da União Europeia, para expor obras e dar a conhecer editoras e livros desse país.
Assim que entrei no recinto mais elevado desse convidado europeu, que nesse ano era a França, vi o livro imediatamente.
No meio de milhares de publicações lá estava o Les Korrigans a brilhar para mim de modo espectacularmente atraente. Assim que lhe peguei e ainda antes de o abrir soube que tinha de o comprar, que este livro teria de fazer parte da minha biblioteca.

O livro em francês fala dos Korrigans (criaturas lendárias do folklore francês) assim como de outras criaturas como duendes, fadas, faunos, driades, bruxas, goblins e não só, do meio onde vivem e da crença que rodeia estas criaturas lendárias.
O livro é ricamente ilustrado por Pascal Moquérou e escrito por Patrick Jézéquel.
Note-se que foram as ilustrações neste livro que me encantaram e que me fizeram comprar este livro assim como outros semelhantes de que falarem em breve.


Estamos a falar então de uma edição em capa dura das edições "Avis de Tempête" com 80 páginas ricamente ilustradas e que foi para o mercado em França em 1997.
É um grande livro que, mesmo em francês se lê muito bem e foi uma das minhas grandes aquisições.
Recomendo para quem o consiga encontrar...





Sem comentários: