terça-feira, 6 de junho de 2017

Leituras do Best...He-Man and the Masters of the Universe - A Chareacter Guide and World Compendium...

E está no mercado desde Maio deste ano este fabuloso volume.
He-Man and the Masters of the Universe - A Chareacter Guide and World Compendium não é um livro qualquer.
Este gigante de 698 páginas é o culminar de um sonho há muito desejado por qualquer coleccionador de Master of the Universe.
É ainda a concretização de um desejo meu de participar numa obra deste calibre e ter o meu nome ligado, ainda que indirectamente, a uma das mais espectaculares marcas, histórias, brinquedos, lendas do século XX.

Foi em meados de 2015/2016 que fui contactado no Facebook por uma tal de Danielle Gelehrter (nome que conheci apenas mais tarde tendo em conta que usava um knickname), que me perguntou se eu tinha certos títulos de banda desenhada dos Masters of the Universe.
Sem suspeitar de nada e devido à minha natureza de estar sempre disponível para ajudar quem precisa de alguma coisa que esteja ao meu alcance, forneci informação, imagens e pesquisei para a Danielle, que tornou a pesquisa oficial quando me pagou pela informação que foi fornecida.
Nunca suspeitei de nada até ela me revelar que estava a escrever um livro para a Dark Horse e que a minha ajuda se tornou preciosa na elaboração desse livro.


A Danielle revelou-se então uma das responsáveis pelas investigações que deram origem a quase todos os volumes de Masters of the Universe, da Editora Dark Horse, que se encontram hoje no mercado.
Fiquei contente em ter ajudado e agradeci a oportunidade.
Só alguns meses depois é que me revelou que o meu nome iria aparecer na secção de Special Thanks, juntamente com tantos outros entusiastas, coleccionadores e curiosos espalhados pelo mundo.


Não podia estar mais orgulhoso. Sou coleccionador de Masters of the Universe e de brinquedos no geral há imenso tempo e nunca pensei que a oportunidade me viesse bater à porta desta maneira, especialmente por causa desta colecção imensa de Masters of the Universe que vou reunindo, com suor e algumas lágrimas, ao longo de tantos anos. 
Por isso este livro tem uma ínfima parte de mim. Tão pequena, mas tão importante para este livro e para o entendimento deste grande universo de Masters.


Este volumoso Guia e Compendium é um conjunto de informações, biografias e localizações de tudo o que existe no universo de Masters of the Universe.
Divide-se em 7 capítulos que reúnem e tipificam a informação, para não haver confusões e para fácil consulta. É um livro de consulta embora ache que acabarei por ler tudo de ponta a ponta.
Aqui se revela tudo, de ponta a ponta e de lés a lés!


As personagens é o tema do primeiro capítulo que aprofunda totalmente o universo de Masters desde os livros, as séries animadas (todas as séries até então!!) e até alguns exemplos dos brinquedos. Neste capitulo das personagens vem pela primeira vez uma árvore genealógica dos principais protagonistas de Masters.


O Capitulo 2 intitula-se  Bestas, Criaturas e Monstros.
Podem escolher que a certeza de encontrar todas as criaturas que habitam , assombram e atormentam He-Man, She-Ra e os seus companheiros estão todos aqui!


Seguem-se Facções, Organizações, Espécies e Raças com revelações surpreendentes e informações únicas e apresentadas pela primeira vez neste volume.


O Capitulo 4 com Artefactos, Dispositivos e Armas.
Todos os objectos mágicos e que nos encheram a infância com espanto e arrepios, reunidos por ordem alfabética e com ilustrações diversas.


 Magia e Feitiços num capitulo cheio de mistério.


Um capitulo 6 imenso e cheio de Localizações.
Os diferentes locais de Eternia analisados e revelados neste capítulo, em páginas e páginas de informação.


O sétimo e ultimo capitulo é sobre os veículos e transportes usados pelos Mestres do Universo nos diversos formatos onde foram contadas todas as aventuras.


Em análise, este excelente volume só tem um grande defeito!
As figuras de acção apresentadas neste volume, como ilustrações de apoio a certas personagens, são todas da colecção de Masters of the Universe Classics. A minha opinião como coleccionador é que deviam ser apresentadas várias versões das figuras e não apenas as de Classics. Compreendo que a escolha das fotografias destas figuras seja porque são melhores e não tão "deformadas" como as figuras originais de Masters.
Sei também que o espaço para apresentar tudo foi limitado e as escolhas foram feitas em stress total, para tentar ter o livro pronto a tempo do que foi previamente combinado com a Dark Horse.
No entanto e tirando esse pequeno "grande" detalhe, resta-me suspeitar que vem por aí uma outra publicação onde se vão apresentar informações sobre os brinquedos das diversas linhas de MOTU.


Este é um grande volume por milhares de razões.
Desafio-os descobrirem essas razões nos mistérios revelados aqui nestas 698 páginas de puro mito que tive o prazer de ajudar a concretizar.

Sem comentários: