terça-feira, 8 de agosto de 2017

PVC - Clube do Sam - Zoomarine...

O objectivo deste blogue, por muito altruísta que seja nos tempos que correm, sempre foi de ajudar os coleccionadores como eu a identificar o que anda por aí no mercado e o que vou arranjando seja de mais antigo ou mais moderno nos diferentes ramos do coleccionismo de brinquedos.

Muitos já lhe chamaram trabalho inglório, principalmente com a quantidade de informação que existe na Internet e que nem sempre é fidedigna e porque não cobro nada por esta informação que vou dando. No entanto e como coleccionador, às vezes a pesquisa pode ser facilitada se houver informação o mais correcta possível.

O caso que tenho em mãos foi, durante algum tempo um total mistério para mim.
Alguém me ofereceu uma figura em PVC que representava uma Arara Vermelha. Procurei fabricante e marca e a figura não tinha uma única marca.
Muito bem feita e com design que achei muito português, muito me parecia uma peça da Maia Borges...mas sem certezas conduzi uma pequena investigação e não encontrei nada no mercado alternativo.
Nunca vi esta personagem em colecções de amigos e de outros coleccionadores e alguns ficaram tão fascinados como eu pelo mistério que rodeava esta Arara.


Anos depois consegui descobrir o que era quando, a minha sobrinha "trouxe ao tio Nuno" um boneco de design muito parecido, depois de uma visita ao Zoomarine.
Estava esclarecido o mistério e depressa descobri as outras personagens que também deveriam existir em formato figura de PVC.
O Zoomarine tem então algumas mascotes animadas dos animais mais famosos do parque e onde está incluída a Arara Vermelha que tinha obtido alguns anos antes. A Imagem que estão a ver aqui do Clube do Sam é uma das poucas imagens que se encontram na Internet destas personagens do parque aquático situado na cidade de Albufeira.
Outro mistério ainda maior foi descobrir os nomes das personagens e logo me deparei com outra imagem (abaixo) que as identificava assim como introduzia outra personagem na saga que era identificar todas as figuras desta colecção.


No entanto, a personagem que a minha sobrinha que tinha trazido não era nenhuma destas, embora o design fosse inconfundível. Uma Águia de que não encontro qualquer referencia ou nome e que se vende juntamente com as outras personagens deste Clube de aventuras. Foi só à umas semanas que um amigo, a quem desde já agradeço, me fez o favor de me trazer um conjunto de figuras que ele diz serem a colecção completa, sendo que eram os que estavam à venda na loja de Merchandise do Zoomarine.
Sendo assim, Ary, Alfy, Samy e Rexy são as personagens Zoomarine de quem consegui encontrar o nome e no final a Águia que parece ter desaparecido das publicidades do parque mas que ainda é vendida na loja de merchandise...um mistério que para já, não encontrei solução...nem para o nome da personagem nem para a razão porque não aparece em nenhum local ou publicidade do Zoomarine.


Embora nenhuma destas personagens tenha qualquer marca de fabricante ou país de origem, cada uma vem com uma pequena etiqueta que as identifica como sendo do Zoomarine e fabricadas na China pela Chang Zheng Industrial Co.
Só a etiqueta trás mais informação sobre a figura do que algumas de marcas conhecidas do mercado.


Peço a ajuda aos coleccionadores e leitores deste artigo que me ajudem a identificar o nome da Águia para poder finalizar o estudo com a informação correcta. Agradecido...

1 comentário:

Anónimo disse...

O nome da Águia é Vicky...Google is your friend!